quarta-feira, 27 de junho de 2012

De "olhos" bem abertos...

Um dia o meu professor sugeriu, num curso intensivo, que nós estabelecessemos um compromisso com nós mesmos e tentassemos cumpri-lo até ao fim da jornada. Lembro que inclusive escrevi num relatório diário de prática.
Como a minha tendência sempre foi desistir e fugir de tudo o que provocasse sentimentos de insegurança, frustação, medo, complexos de inferioridade e afins, estabeleci que não iria abandonar o caminho!
Foi uma experiência bem intensa que me colocou frente a frente com o que sentia e pensava. A proposta seria olhar com verdade, sem julgamentos, sem repressões, aceitando e compreendendo cada momento.
Dia após dia sentia que diminuia um tal de conflito interno, como se estivesse a estabelecer um pacto de paz comigo mesma.
O curso terminou mas o caminho não! Na verdade ele serviu para me capacitar de ferramentas, para me dar a conhecer por onde é o caminho e quais os obstáculos que irei encontrar. Serviu para perceber a importância de desenvolver a capacidade de nos olhar-mos com a maior verdade e integridade possível. Serviu para compreender a importância de uma atitude correcta. Só assim acontece a transformação, a evolução.
Os dias têm passado...
A cada novo dia que estendo o tapete e permito estar com o corpo, os pensamentos e emoções mais descubro, mais conheço! A atenção está presente como nunca! E isso permite "olhar nos olhos" tudo o que quero mudar e transformar. A diferença relativamente aos tempos de outrora é a compreensão de que isso apenas depende de mim! É a maturidade para aceitar o tempo e as dificuldades! É a sabedoria para viver sem criar expectativas ou ilusões! É a tranquilidade para aceitar! É a determinação para superar!
É essa atitude de respeito, amor e entrega que faz do yoga algo tão belo, valioso e interessante.
Hoje sinto vontade de conhecer e aprender não porque me impõem, mas porque quero e necessito responder a questões!

Hoje o meu sádhana contribuiu para esta reflexão... :)
Namastê



Sem comentários:

Enviar um comentário