terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Reflexão # 27 - O Poder...

imagem retirada da internet

A ideia de que exerço poder sobre alguém ou que alguém exerce poder sobre mim é apenas uma sofisticada mentira produzida na e pela mente, a qual alimento incessantemente com novas conquistas, novas estratégias, novos objectivos, expectando posição, reconhecimento, mais-valias e por aí fora. Esta realidade é um mero espelho daquilo que nos habituaram a ouvir, aprender, valorizar, obra de uma estrutura de sociedade que nos fez crer que isso é sinónimo de segurança, abundância, sucesso e prosperidade. Não criando um espaço em nós para reflectir e olhar com profundidade quem somos, caminhamos escravos de uma ignorância que nos impede de ver com clareza o que efectivamente nos move e dinamiza. Facto que nos conduz à exaustão, depressão, desânimo e à perda de um sentido para a vida. Por vezes só quando confrontados com situações criticas e as quais comprometam a vida, nos questionamos de tal… e lamentamos, lamentamos imenso. 
Para além disso e ainda que havendo conquistas, prosperidade, abundância, desperdiçamos a oportunidade de reconhecer o melhor que há por detrás de cada um desses conceitos, o imenso que habita cada um de nós, que se abre e contribui para que cada dia, gesto, acção seja dotado de consciência, presença e valor humano. Então, nada será vivido com superficialidade… desde o colo que é dado a um filho, quanto um presente que é dado a um amigo, ou uma canção tocada na viola, ou um jantar de amigos e até mesmo as palavras proferidas num momento de raiva, dor, mágoa. Tudo o que vem, tudo o que vai, virá por bem … não porque creio cegamente, mas porque entendo e reconheço a luz que a todo o momento ilumina o melhor e o pior de mim…
Efectivamente, nada pode ser mais libertador, belo e porque natural e espontâneo, leve.
Que possamos descobrir dentro da nossa complexidade humana a felicidade e a beleza do mais simples em nós.
 Esta reflexão surge de um olhar sobre mim mesma e no tudo que observo ao meu redor. Penso que há muito para se escrever sobre essa necessidade de exercer poder… e talvez essa palavra seja um mero julgamento do que sentimos e necessitamos… e talvez essa corrida por poder seja meramente uma projecção dessa realidade, que sendo ignorada nos conduz a grandes atrocidades, injustiças, desigualdades… talvez seja a ignorância a maior causa de destruição, de guerras, fome, etc. E talvez a mudança de facto ocorra quando cada um de nós reconhecer essa verdade em si, essa verdade no mundo, essa verdade em toda a existência humana. Algo que nem grupos, nem religiões, nem mestres farão por nós. Algo que não acontece apenas praticando bondade, solidariedade. Algo que não acontece porque leio ou partilho palavras, mas porque as reconheço em mim.

Sónia
Om


Sem comentários:

Enviar um comentário