sábado, 28 de fevereiro de 2015

Reflexão # 39 - A Essência da Vida...

imagem retirada da internet

Existe uma inteligência imensurável que opera muito para além daquilo que a própria ciência se esforça em qualificar, quantificar, caracterizar, descrever ou explicar. Uma inteligência que permite a própria mente ser dotada dessa capacidade de questionamento, busca, raciocínio lógico, entendimento intelectual e até mesmo entendimento do que se encontra além de si mesma.
Uma inteligência constatável no primeiro choro de um bebé quando vem ao mundo, na primeira procura do seio da mãe para mamar, na primeira manifestação de paz e tranquilidade quando aconchegado no colo cheiroso da sua mãe. Uma inteligência que permite, instintivamente, um ser sobreviver, procurar segurança e prazer.
Se analisarmos esta fase da existência podemos compreender como vimos indefesos, vulneráveis, completamente confiantes, entregues para a vida e para o tudo que a compõe. Ainda sem um intelecto desenvolvido poderemos comunicar, instintivamente, o que nos nutre e desnutre. Se avaliarmos podemos verificar como o amor, atenção, cuidado, calor humano nutre e como o oposto contribuiu para a desnutrição. Tal facto é provado pela ciência, por conta de x, y, z. Óptimo. Agora, é interessante debruçar-se sobre o que sustenta essa realidade capaz de ser comprovável pelas mais diversas variáveis. Ainda que não possa ser palpável, descrita como se de um objecto se tratasse é algo que está aí disponível para qualquer um de nós vislumbrar, compreender e divinamente se libertar da tamanha tirania da mente, que pela sua natureza é capaz do melhor e do pior. Nenhum assassino nasceu assassino, nenhum pedófilo nasceu pedófilo… cada um nasceu à luz de uma inteligência que nos conduz à procura do amor, da atenção, acolhimento que nos faz sobreviver. Como a nossa essência pode ser algo que não amor, luz? Se assim fosse não haveria vida… Quem nos rotula de bons e maus afinal? O que nos leva a crer que uns são merecedores do céu e outros do inferno? Que uns têm sorte, outros azar? Que fulano gosta ou não gosta de mim, vai ou não vai com a minha cara? Quem me leva a acreditar que o mundo conspira contra mim? Que a minha cultura, religião, país, grupo, etc, é melhor que outro? O que nos separa, divide? O que nos leva a destruir uns aos outros? O que nos leva a elogiar alguém porque cheio de luz e especial e a desconsiderar outro porque ignorante e avarento?
Todos nós nascemos à luz de uma mesma inteligência! Todos nós somos luz, amor, consciência, presença. Apenas uns encontram-se mais adormecidos que outros. Apenas uns mais emaranhados nas teias de uma mente egóica que outros.  Apenas uns perdidos na noite escura e outros a se encontrar na alvorada…
Não é utopia ou forma romântica de se ver a vida, a existência… essas constatações são fruto de uma mente que mente e resiste… doente de tanta dor, desespero, mágoa, sofrimento…
Uma mente que não quer partilhar o espelho com mais nada a não ser consigo mesma… que roda, rodopia em frente ao espelho dizendo “espelho meu, espelho meu existe alguém mais belo do que eu?”, uma mente que criou o seu próprio trono e reinado e que teme a sua dissolução. Uma mente escrava do prazer efémero apenas e só por desconhecer o prazer sempre presente e imutável. Uma mente que mendiga amor, reconhecimento, atenção apenas e só por desconhecer a fonte inesgotável dentro de cada um nós…
Uma mente que acredita no seu início e no seu fim…
Mas, é essa mesma mente que quando exausta se coloca em dúvida… questionamento, disponível para fazer uma espécie de inversão de marcha rumo ao sol, luz, vida, amor… disponível para compreender a força interna que lhe permite ser firme nos seus propósitos… que lhe permite a persistência, determinação de superar obstáculos e de fazer de cada novo dia uma contribuição para si mesma e para os demais…
A inteligência que me permite vir ao mundo, independente das condições físicas ou mentais é a mesma que me permite perder no meio da escuridão e achar na alvorada…
Portanto, está tudo na perfeita ordem…

Om
Sónia.
              

Sem comentários:

Enviar um comentário