quinta-feira, 23 de abril de 2015

Reflexão # 45 - Comunicação Feliz...

imagem retirada da internet

Um antigo professor e amigo, publicou um evento cujo título é “Comunicação Feliz”.
Para além de achar bastante interessante suscitou no meu pensamento a questão, o que faz uma comunicação feliz? O que me leva a dizer que determinado discurso, expressão, diálogo é feliz? Poderemos nos perder nas variadíssimas expressões usadas para designar algo que foi muito ou pouco inteligente, muito ou pouco agradável, muito ou pouco criativo, à luz de um conjunto de expectativas criadas em torno de desejos e crenças de cada um. Mas de facto, não serão essas conclusões a traduzir o que é uma comunicação feliz. Se assim for, frágil e pobre concepção teremos sobre o acto de comunicar, expressar, informar, transmitir.
A palavra feliz representa um sentimento associado à alegria, à espontaneidade, ao sentido de humor, ao positivismo, etc. E o que me permite comunicar desse jeito? Apenas dominar intelectualmente um assunto? Ou para além de dominar, sentir um gosto, satisfação e contentamento por fazê-lo? Mas… onde buscar? Ou será que tenho de buscar alguma coisa?
Antes, deixem que vos diga o quanto sou tímida e como sempre fui apavorada em expor-me para um público. Por muito que fosse a vontade de comunicar e explanar sobre o assunto que dominasse, a imagem criada de mim mesma e a fantasia mental do quanto e como me poderiam julgar, arruinava qualquer tentativa, agravando mais e mais a falsa ideia de incapacidade e o sentimento de inferioridade.
Até ao dia que decidi dar um basta e colocar-me ao nível do desafio… ou seja, parar de fugir, contornar e conformar com tão triste realidade sobre mim mesma.  
Descobri então que o primeiro passo é esse mesmo: dar um basta.
O segundo é desconstruir a imagem mental que criei de mim. E isso…isso é verdadeiramente transformador.
Para tanto, com coragem e ousadia, questionei de um tudo… até que cheguei à conclusão que o que me rouba a possibilidade de estabelecer uma comunicação feliz e uma feliz comunicação é o constante e incessante blábláblá de uma mente que descaradamente mente. Que me usa e abusa. Que se perde em si mesma e que só por isso fica aquém de si mesma…
Cheguei à conclusão que a comunicação feliz é proporcional ao tanto que dou de expressão ao simples, natural e espontâneo em mim. Ao tanto que me permito ser sem querer parecer ser. Ao tanto que me dou, entrego e dedico.
Cheguei à conclusão que comunicar de um jeito feliz combina com um coração aberto, uma mente liberta de julgamento e disponível para aprender, dar, receber, trocar, contribuir.
Todos temos os nossos talentos e por tanto comparar, estereotipar, idealizar,expectar, esquecemos de lhes dar forma, vida, cor!
Comunicações felizes para todos!
Om
Sónia.

Sem comentários:

Enviar um comentário