quarta-feira, 13 de maio de 2015

Como é que o yoga e vedanta entraram na minha vida e que transformações isso trouxe?

O meu primeiro contacto com yoga surgiu quando soube que estava grávida. A prática de exercício físico sempre fez parte do meu dia-a-dia. De alguma forma as actividades permitiam-me extravasar o tanto que parecia conter dentro.
Como a actividade era bastante intensa, por recomendações médicas foi sugerido que parasse. Como iria eu extravasar toda aquela energia? E como lidar com todas aquelas emoções e sentimentos que me roubavam tanto a paz, que me colocavam num sobe e desce desgastante? E pior, como poderia eu continuar quando no meu corpo já não era só eu? Estava um ser a crescer dentro de mim e de alguma forma eu sentia-me responsável, motivada, empenhada em contribuir com o melhor que pudesse e conseguisse. Foi então que um amigo me falou do yoga. E lá fui eu à minha primeira aula. Lembro de sentar, olhar à minha volta e achar tudo muito estranho, mas quando pude deitar, fechar os olhos e relaxar não tive duvidas que ali queria ficar.
Entretanto a Gabi nasceu e imediatamente quis saber mais sobre yoga. Tirei uma formação onde pude ouvir sobre o seu propósito. Fazia todo o sentido. De alguma forma a mensagem respondia à minha inquietação.
Os tempos foram passando e um novo estilo de vida trazia até aos meus dias. Com isso veio também maior consciência não só física, como mental e emocional. As palavras que lera, os professores que ouvira eram insuficientes para que fizesse das suas palavras uma realidade a ser experienciada com total verdade, genuinidade. Percebia a profundidade, a seriedade, o desafio e o quanto desejava ter a oportunidade de me ver desse modo, livre, inteira, feliz. Graças ao facebook pude clicar num vídeo onde aparecia o Jonas a falar, lá na Índia. As palavras simples e cheias de verdade ressoaram tanto em mim que logo me aprontei em entrar em contacto. Comecei a assistir aos satsangas online que fazia no ashram. Ainda assim, sentia insuficiente…
Foi então que por sua sugestão fiz o primeiro estudo de texto, satpadistotram. Fiquei maravilhada com o que foi apresentado. Colocou-me noutra dimensão. Posteriormente, conheço o Jonas pessoalmente e decido iniciar um estudo tradicional de vedanta.

Tal tem trazido até mim a habilidade em me relacionar de forma mais honesta, verdadeira, simples, espontânea, delicada, comigo mesma e demais. 
Om
Sónia.

Leia também:
Este texto sobre o encontro com Vedanta foi escrito por Sónia Andrade

Sem comentários:

Enviar um comentário