terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Pensamentos Soltos # 90

imagem retirada da internet 

Problema não são as carências, necessidades, desejos…
Problema é ficar à sua mercê, sem um espaço para poder acolher cada momento desagradável de dor, fugindo a sete pés, agarrando a primeira bomba de oxigénio para poder dizer: “poxa, desta já me safei”…não que isso precise ser reprimido, mas olhado com clareza, relatividade, objectividade que merece... 
O que acontece é que o movimento é infinito e vai repetir-se incessantemente até à exaustão, onde nem mais uma bomba de oxigénio tem efeito… saberei que a estou a usar e que não vai resolver o que é preciso...
E aí, talvez possa ficar frente a frente com o medo da morte e todos os outros que compõe a estrutura mental…
Tenho para mim que quanto antes se crie empatia com a dor, quanto antes a possibilidade de a desmistificar e de não fazer dela o monstro que atormenta as nossas vidas…
Não é por se abrir à dor que sou mais ou menos feliz…tampouco isso se mede por sorriso ou ausência de sorriso, por palavras proferidas ou quer que seja…
Não é por reconhecer carências, fragilidades, necessidades que vou enfraquecer as pernas ou a espinha…
Pelo contrário… vou descobrir a maior força interna que me habita e que se expressa na sensibilidade de um gesto, atitude, palavra, escolha, decisão…
Talvez seja necessário desconstruir tantas fantasias relativamente ao amor, à felicidade, à vida, à morte e trazer até aos nossos olhos a simplicidade, autenticidade, espontaneidade de um coração sábio, despretensioso, tolerante, generoso, que ampara todas as emoções e criações da mente.
Que possamos aprender a desistir para poder persistir no reconhecimento do amor compassivo que move a experiência humana e toda a sua diversidade.
No final de gritar, espernear, fazer birrinha, beicinho, batalhar pela melhor chupeta, o bombom mais delicioso, o lugar no pódio e o troféu, está tudo certo!
Que possamos dizer “Eu cá tenho as minhas carências, necessidades, desejos, fantasias e trabalho para relacionar-me com o facto de forma tolerante, amorosa e generosa. Sou responsável por cada uma delas, proponho-me a acolhê-las, escutá-las e atendê-las dentro do que está disponível para mim. 
Um namaskar a todo o semelhante, a todas as circunstâncias, a todos os caminhos possíveis que contribuem para essa proposta tão bela e singela.
HarihOm
Sónia A. 

Sem comentários:

Enviar um comentário