quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Reflexão # 80 - Porque Estendo um Tapete e Pratico Yoga?


Uma prática de Yoga precisa ir além de uma mera performance física para que se possa descobrir o prazer de ter um corpo, independente do que ele carrega em si.
Esse prazer não está associado à estética, beleza superficial de quem cumpre os requisitos impostos pelas crenças do que é bonito ou feio. Trata-se de um prazer além da cor dos olhos, o formato do nariz, o aspeto do cabelo, os contornos físicos, índice de massa gorda e até mesmo, para lá da sua habilidade em se colocar nas mais sofisticadas e desafiantes formas…
Uma prática de yoga necessita de ser o palco onde me posso descobrir artista, compositor de uma melodia única, pessoal e sagrada que dispensa os aplausos da plateia…
Um palco onde me permito dançar com o ritmo e par oferecido nas minhas mãos…
Possivelmente vou ter oportunidade de sentir, viver, emoções e pensamentos que me farão querer esquecer tal possibilidade, ou então, que me estimularão a dar o tudo, por tudo, custe o que custar e por cima do que for…
Nem uma, nem outra irá permitir fluir com a tamanha beleza que este corpo carrega…
Preciso estar na dança com a gentileza, amorosidade, curiosidade, determinação e espaço interno, capazes de nos conduzir pela aprendizagem, dificuldades, obstáculos, exposição, de forma transformadora e construtiva…
Talvez possa descobrir como é maravilhoso aprender a dançar, até mesmo quando o corpo parece pesar toneladas, quando piso e torpeço nos meus próprios pés, quando descoordenada e desconectada do meu par, quando não acerto com o ritmo e tudo parece soar a falta de jeito, habilidade e impossibilidade…
Talvez possa descobrir como tudo isso faz parte da dança, do processo de dançar e como desejo fazê-lo até que os pés me doam… 

HarihOm
Sónia A. 

Sem comentários:

Enviar um comentário