segunda-feira, 19 de junho de 2017

Reflexão # 103 - O Valor Da Amizade

imagem retirada da internet 

Amizade não é um valor que se conquista e sim um valor que se reconhece…
Posso escolher ser ou não amigo sem comprometer nobre valor…
Como posso ter todos os amigos do mundo sem fazer a mínima ideia do que isso possa ser?
Na verdade esse conhecimento, posicionamento e reconhecimento precisa de ser estabelecido dentro de si, para que o possa expressar com autenticidade e desinteressadamente diante dos demais.
Pergunte-se, eu sou de facto amigo de mim mesmo? Eu reconheço amizade no meu coração enquanto valor humano? E se sim, que formas lhe dou diante de mim mesmo? Como me posiciono? O que alimento?
Querer ser amigo e amiga do mundo para sustentar uma imagem é a maior escravidão e mentira que podemos carregar. Escolher o que plantar no seu jardim, rodear-se do que efetivamente deseja e que vai ao encontro das necessidades de cada um, é uma acção consciente, digna e verdadeiramente contribuidora, sem anular, repudiar o melhor que habita o ser humano.
Não há certo ou errado, melhor ou pior, há desejos, necessidades, valores que nos aproximam e afastam uns dos outros para que cada um possa crescer, amadurecer e ver-se profundamente.
Amigos não são autocolantes de caderneta que se coleccionam para satisfazer as minhas incessantes demandas…
Amigos são bênçãos que atravessam o teu caminho para te descolar dessas crenças malucas, que vão e vêm muitas vezes silenciosamente, com pezinhos de veludo para apenas te escutar sem nada na manga, sem nada para cobrar, sem nada para exigir…
Amigo é aquele capaz de vibrar com as tuas conquistas sem precisar sorrir, bater palmas ou colocar-te num pedestal…
É aquele capaz de dizer com todo o amor que não quer ser teu amigo e que na sua inteireza liberta.
Amizade não tem conveniências e portanto, amigos também não.
Se um dia parares, olhares ao teu redor e tiveres dificuldade de encontrar um amigo, sorri. Esse é o primeiro passo para descobrires a dificuldade de ir ao encontro do reconhecimento e entendimento do valor amizade e como por conta disso nos equivocamos tanto e desperdiçamos as nossas sagradas energias, capazes de nos conduzir ao real amor que nos une.
Se um dia precisares dizer que quero ou não quero ser teu ou tua amiga, diz.
Diz com a força do que é autêntico e amoroso em ti. Essa talvez seja a mais bela e delicada declaração de amor e um primeiro passo diante do desejo de viver esta vida profundamente.
HarihOm
Sónia Andrade.

Sem comentários:

Enviar um comentário